Beleza Aliada à Saúde

Os Cosméticos Naturais, como o próprio nome diz, são desenvolvidos a partir de ingredientes naturais, em geral, não possuem em sua formulação material sintético, para este seguimento, existem certificadoras como a Ecocert e IBD (Instituto Biodinâmico), com legislações rigorosas e específicas, que garantem a procedência das matérias-primas e dos processos.

Existe também, uma enorme variedade de cosméticos convencionais que anunciam em suas embalagens: “com ingredientes naturais”, estes por sua vez não tem apenas ingredientes naturais, possuem substâncias nocivas em suas formulações.

Os Cosméticos Orgânicos, no Brasil, ainda não possuem uma legislação específica, porém existe a legislação que se refere à produção e processamento de produtos orgânicos. Logo, um produto que contém ao menos 95% de matéria-prima orgânica certificada e atende as especificações das certificadoras quanto a processos, rotulagem e embalagem, recebem o selo de orgânico. Os insumos utilizados na fabricação destes cosméticos são naturais, com sistema de produção orgânico, rastreados desde a origem. Os métodos de produção são sustentáveis e favorecem todos os envolvidos na cadeia produtiva, através da inclusão social e das boas práticas ambientais, além de, os fabricantes assumirem o compromisso de não fazer testes em animais.

“É necessário pensar não apenas nos benefícios da adoção de uma dieta mais saudável e orgânica, mas também nos efeitos de ingredientes nocivos contidos em produtos de cuidados pessoais e cosméticos de uso diário. Os cosméticos naturais e orgânicos são produzidos com respeito pela natureza, desde a seleção dos ingredientes, cultivados sem agrotóxicos e de modo sustentável”. (Rose Bezecry, fundadora da Cativa Natureza).