Chá de Manjericão.

    CHÁ PRA QUÊ?


    O chá de manjericão é um excelente aliado da nossa saúde, adquira o costume de ingerir este fabuloso chá e fortaleça o organismo antes da chegada das estações frias.

Chá mangericão
Foto: Ocimum Basílicum.

    Estamos as portas do outono, belíssima estação! A paisagem se torna bucólica, as folhas amarelam e caem, e o ar começa aos poucos trazer um pouquinho da rigidez fria que se concretizará no inverno. Com a mudança no clima, as vias respiratórias pedem socorro… Nesta época gripes e resfriados são frequentes.  E o que fazer para prevenir? E se já aconteceu, como sanar os sintomas e o mal estar?

    Muitos conhecem essa erva famosa por temperar e decorar pratos no mundo todo. Alguns até possuem em suas casas, em vasos ou no jardim. Estou falando do manjericão comum, também conhecido como alfavaca de vaqueiro ou manjericão doce.

    Seu nome científico é Ocimum Basílicum. Planta aromática com folhas ovais, denteadas nas bordas e pontiagudas. Em média sua estatura atinge 1 metro de altura. É originária do Egito, Índia e Sul da Ásia, mas adaptou-se muito bem em regiões subtropicais.

    Propriedades químicas: Óleos essenciais e voláteis, tanino, estrogol, eugenol, cânfora, linalol, saponina, terpenos e arctiopicrina.
    Propriedades terapêuticas: Carminativa, sudorífica,  estomáquica, emenagoga e prisão de ventre.