Coletivo Curitiba Lixo Zero

MUNDO ORGÂNICO


Coletivo de atuação e articulação de projetos ambientais, ganha força e se consolida como exemplo de cooperação e conscientização na capital curitibana.

Jessica Pertille gestora ambiental, Katiani L. Merhy bióloga e Juliana Zaniolo design sustentável, envolvidas com a área gestão de resíduos e educação ambiental, tiveram a oportunidade de conhecer em Florianópolis, Santa Catarina, os pátios de compostagem e o Instituto Lixo Zero Brasil – Organização sem fins lucrativos, que promove sustentabilidade da cadeia de resíduos para uma sociedade livre de descartes. Junto ao Instituto vivenciaram e se aprofundaram nos projetos que englobam práticas e articulações para mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades promovendo a prática do “Lixo Zero” nos diversos segmentos da sociedade.

Audiência Pública Lixo Zero – Câmara dos vereadores de Curitiba.

O projeto de Florianópolis, através de encontros com estudantes de todo Brasil, se fortaleceu e se espalhou para várias cidades. Em 2014, nasce o Coletivo Curitiba Lixo Zero, com o intuito de aplicar os métodos vivenciados no instituto, adequando às necessidades locais. Forma-se o coletivo com a administração de mais dois articuladores, Samuel Costa, artivista sociocultural e ambiental, idealizador do projeto “Gotas do Consumo” e Flávia Sotto Maior advogada socioambientalista, juntos formaram parcerias e conexões, ampliaram a rede, através de empresas com responsabilidades sociais e ambientais, ONGs, poder público, universidades e promoveram encontros com outros coletivos voltados à sustentabilidade e civis interessados em gerar mudanças na sociedade através das boas práticas ambientais.

Em 2017, o Coletivo Curitiba Lixo Zero conta com uma rede de apoiadores, e até o fim deste ano, serão concluídas mais de 50 ações ambientais e sociais, voltadas para a conscientização, educação e desenvolvimento sustentável.

A semana Lixo Zero, foi um grande exemplo de atitude, onde mobilizaram várias áreas da sociedade, política, cultural e ambiental. Foram realizadas atividades de separação e coleta adequada de resíduos, reflorestamento, oficinas de reaproveitamento de material, audiências públicas, visitas guiadas a espaços sustentáveis, protestos, palestras, fóruns entre muitas outras intervenções.

O Coletivo Curitiba Lixo Zero existe para fortalecer a rede sustentável da cidade e está de portas abertas para receber e recrutar novos participantes e empresas com real interesse na preservação ambiental, integrando e introduzindo os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Para contato com a Coletivo Curitiba Lixo Zero:

www.facebook.com/curitibalixozero

Fonte: Coletivo Curitiba Lixo Zero .