CSA o Caminho para Sustentabilidade.

MUNDO ORGÂNICO


   Apesar de vivermos cercados de grandes corporações e da economia globalizada encontramos em cidades como Curitiba um outro tipo de comércio muito mais justo, que tem como base a agricultura familiar.

csa

CSA – Community Supported Agriculture:

    Significa em tradução livre: Comunidade que Sustenta a Agricultura. Neste modelo de agricultura apoiada pela comunidade, o agricultor deixa de vender seus produtos através de intermediários e conta com a organização e financiamento de sua produção por meio da participação de membros consumidores, colaborando para o desenvolvimento sustentável da região, estimulando o comércio justo.

   Todos os custos de marketing amortizados pelo agricultor são eliminados, portanto os produtos tem preço reduzido. Assim, os consumidores e os produtores podem juntos criar uma agri – cultura – alimentar, compartilhando tanto as suas responsabilidades pela produção dos alimentos, quanto pela conservação da paisagem e do solo.

   Os membros vivenciam o quanto suas decisões e escolhas tem influência direta sobre a terra. Relações de amizade e colaboração mútua: não existem consumidores, mas sim coprodutores (ou co-agricultores). Adultos e crianças, conhecem de perto o dia-a-dia dos sítios e participam ativamente nos dias de campo, plantando, colhendo e cuidando dos animais. A horta passa a ser a sala de aula.

   Os alimentos são distribuídos de forma independente entre os membros da comunidade, entregues em depósitos próximos de suas residências, semanalmente.

   Transforme você também a cultura do preço em cultura do apreço!

Fonte: csabrasil.org