Gilberto Narciso

    ARTE & CULTURA


    Conheçam o trabalho deste grande artista. Suas obras expressam todo o amor e dedicação de uma vida de pesquisas, para aprimorar e desenvolver a arte da cerâmica, de forma, a produzir peças únicas e cheias de estilo.

gilberto-narciso-1
Foto: Gilberto Narciso

     Há mais de trinta anos que Gilberto está dedicando-se ao estudo e trabalho em Cerâmica. Nos anos 70, como estagiário do Curso de Engenharia Química, da UFPR, conheceu o processo industrial  na  Cerâmica  Oxford  de S. Bento do Sul – SC. Todavia o processo em escala individual foi o seu foco. Aprimorou sua visão com técnicas e cursos. Buscou aprofundar seus conhecimentos sobre a cerâmica e frequentou cadeiras de Arqueologia na Universidade Federal do Paraná. Cursou Cerâmica Arqueológica Argentina, do Instituto Condorhuas e estudou vidrados chineses e japoneses, principalmente os Celadons, Sangues de Boi e Tenmokus. Teve grande influência da Cerâmica Artesanal e Artística difundida por Bernard Leach e do ceramista Shoji Hamada. Sem esquecer os cuidados com o meio ambiente, não utiliza em suas obras vidrados com metais tóxicos.

     Desenvolveu um curso de cerâmica artesanal, pelo SENAR-PR. Implantado em mais de 150 comunidades paranaenses.

gilberto-narciso
Foto: Celadon / Pelotas / Sangue de Boi-Redução / Modelado

     Gilberto produz tudo de forma artesanal: suas massas, suas peças modeladas e torneadas, bem como seus vidrados. Há anos desenvolve vidrados de rochas, minerais e argilas de várias procedências. As cerâmicas de Alta e Baixa Temperatura são queimadas em fornos por ele mesmo construídos. Com o vermelho Sangue de Boi conseguiu algumas tonalidades e brilhos que são interessantes, bem como nos Celadons. Graças ao uso de rochas e matérias-primas do Paraná seu trabalho tem resultados próprios e diferenciados. O vaso de pelotas é uma técnica inédita!

     No seu ateliê instalado num bucólico paiol centenário, às margens da Estrada da Graciosa (hoje Av. D.Pedro II, 6609, em Quatro Barras), seu trabalho está à exposição para venda. Promove, com agendamento, cursos, oficinas e vivências. A amplitude destes cursos é variada: consultoria técnica, modelado, queimas de raku, funcionamento e construção de fornos, confecção de massas de várias qualidades, vidrados de rocha, cinzas, etc.

     Contato:
gpnarciso@hotmail.com
facebook/Gilberto.pavannarciso
gilbertonarciso.blogspot.com
Tel: (41) 9145-2884