O que são Alimentos Orgânicos?

MUNDO ORGÂNICO


    Alimentos orgânicos são aqueles que utilizam em todo seu processo de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam à qualidade do mesmo. Desta forma, não são usados agrotóxicos ou qualquer outro tipo de produto sintético que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores.

 

O que são Alimentos Orgânicos 1
Foto: Sítio Recanto Nativo.

     Os produtos orgânicos são alimentos sadios, cultivados sem agrotóxicos ou insumos artificiais em sua produção, tais como:  inseticidas, herbicidas, fungicidas, nematicidas ou adubos químicos. Eles também não podem ser organismos geneticamente modificados (OGM), como os transgênicos. Eles provêm de sistemas agrícolas baseados em processos adequados, que não agridem a natureza e mantêm a vida do solo intacta. 

    Na agricultura orgânica são utilizados apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar a terra. Este processo inclui o emprego da adubação verde, o manejo orgânico do solo, compostagem e diversidade de culturas, que garantem a mais alta qualidade biológica dos alimentos. Nesse método tudo é planejado e controlado de forma a causar o menor impacto nos recursos naturais e valorizar a comunidade produtora.

    Na produção de carnes e ovos, os animais são criados sem confinamento em áreas com espaço que garantam a sua saúde e conforto. As criações na cultura orgânica ganham tratamento diferenciado da convencional, não recebem aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes.

    O produto orgânico é completamente oposto ao produto da agricultura convencional, que emprega doses maciças de inseticidas, fungicidas, herbicidas e adubos químicos altamente solúveis.  Estes agroquímicos fazem com que os alimentos tenham baixo valor nutricional e, em sua toxicidade pode estar a causa de muitas doenças, que afetam o homem, em proporção crescente. Além do mais, esses agroquímicos contaminam o ambiente, poluindo a água, o ar, a terra, a flora e a fauna.