Protesto ou Projeto-piloto ( Troca de Mudas )

PROTESTO


Pode chamar do nome que quiser, projeto, iniciativa, protesto do bem! Enfim, escolhemos 5 pontos de Curitiba e região para iniciar nossa jornada!

Caixa com mudas diversas

Vou relatar aqui como funciona: muitas pessoas têm plantas em casa, essas plantas geralmente se multiplicam e formam mudas, ou nós mesmos podemos multiplicá-las através de vários processos como, cultivar a partir da semente, divisão de touceiras ou estaquia (parte da planta mãe, galhos fortes, hastes com raiz e até mesmo folhas dependendo a espécie, são retiradas sem danificar para formar novas filhas). Estas mudas deverão ser plantadas em qualquer potinho, reaproveite embalagens: potes de doces, garrafas PET, latas, enfim, reutilize todo material que puder! Só não esqueça de furá-los em baixo, para as mudas não correrem o risco de se encharcarem na hora de regar.

De modo geral, após umas quatro semanas você terá mudas fortes para troca, e a intenção é esta, doar mudas ou trocar por outras que você ainda não tenha em seu jardim ou residência. Este processo de desenvolver mudas é terapêutico, acalma a ansiedade, elimina o estresse e é extremamente gratificante fazer o bem a natureza e a comunidade local.

Em Curitiba e região iniciamos 5 pontos de troca (nosso projeto-piloto), e agora contamos com vocês para criarem novos! Mas como fazer isto?

É bem simples e requer poucos cuidados, se você tiver um espaço em frente a sua residência, ou dentro do seu condomínio, basta colocar algumas mudas em uma caixa e uma placa avisando as pessoas que poderão levar as mudas gratuitamente e que se puderem colaborar devem deixar outras no local. Caso a incidência de chuvas em sua região seja pouca, deve-se irrigar essas plantas para mantê-las saudáveis. Não há segredos, é só começar!

Os primeiros pontos de troca:

– Rua José Merhy, próximo ao nº 516 – Boa vista
– Rua Dr. Rubem Fleury da Rocha, próximo ao nº 349 – Abranches
– Rua Schiller, 1986 – Hugo Langue – Donana Confeitaria
– Rua João Scucato, próximo ao nº 81 – Cachoeira
– Parque Gomm

Qualquer pessoa pode passar em um destes pontos de troca, e levar para casa a muda que desejar, porém não esqueça de retornar ao local e trazer alguma mudinha para que a próxima pessoa que passar também possa usufruir deste ciclo de doações de mudas. Caso os locais sejam um pouco longe de sua casa, crie um novo ponto de troca!